Afinal, para que Conselhos Profissionais?
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Gestão Pública em Debate
- Acessos: 2142
Você acorda com uma sensação ruim no peito. Imagina que esteja tendo um problema cardíaco, chama alguém para lhe ajudar e vai em busca de um médico... é importante que ele tenha um CRM válido porque assim você se sentirá mais seguro? E se você precisar de um enfermeiro, qual o valor de ele estar inscrito no COREN?
Lá correu tudo bem, mas você não concordou com os custos que lhe foram cobrados pelo hospital onde aquele médico com CRM atende. Sugerem-lhe que não abdique dos seus direitos e procure um advogado. Você considera um que não tenha inscrição na OAB?
Sim, nessa vida agitada você termina por adquirir alguns maus hábitos de postura e sua coluna começa a dar sinais de fadiga. Os membros também se tornam doloridos. A sugestão agora é de que você procure um fisioterapeuta. Você atentará para o fato de que ele deve estar registrado no CREFITO?
Lembra daquela reforma que você pretende fazer em uma propriedade sua? Você vai precisar de serviços de engenharia e de arquitetura para que tudo fique regular junto ao poder público. A inscrição no CREA e no CAU dos profissionais contratados tem importância?
Talvez você tenha respondido a todas as perguntas com a visão do cliente ou paciente, e considerou que esses registros lhe dão mais segurança na relação profissional. Afinal, além de formados eles se associaram em um órgão com poderes de registrar, fiscalizar e disciplinar a profissão, demonstrando respeito por você.
Mas, se você respondeu como profissional talvez tenha até achado que esse registro não tem maior importância, pois você age sempre dentro da ética da sua profissão... mas já pensou se o seu cliente ou paciente pensa o mesmo? E se ele tiver alguma dúvida quanto ao seu serviço?
Os Conselhos profissionais são uma fonte de segurança a mais para todos. Aos clientes e pacientes, dá-lhes a segurança de que aquele profissional, regularmente inscrito, está subordinado ao que legalmente estabelece a legislação. Ao profissional, a certeza de que tem, no seu órgão de classe um apoio importante no exercício de sua profissão.
Adm. VLADIMIR SPINELLI CHAGAS
Professor, Administrador, Membro da ACAD e Conselheiro do CRA-CE