11 de agosto: Dia de homenagear os guardiões da democracia
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 1740
Hoje é 11 de agosto. Dia do Advogado. Este profissional é um verdadeiro guardião da democracia. Mais do que isso, a advocacia é uma atuação indispensável para o cumprimento e a conservação das instituições. Esses valores dão pilar ao Estado Democrático de Direito.
Em tempos escuros e difíceis, cada ser humano se apoia na virtude da esperança por tempos melhores, como consequência da Justiça. E para que seja feita a Justiça, é preciso o militante do direito, que é o advogado.
Não se pode falar em justiça qualificada, justiça mais próxima do cidadão, justiça social e justiça democrática se não for assegurado o direito do cidadão de ser assistido por um advogado.
Vamos explicar melhor: sem advogado não há justiça. Sem justiça não há democracia. Sem democracia não há liberdade. Uma Nação sem liberdade está condenada à barbárie. A barbárie afasta a esperança e apaga a cidadania.
No âmbito social, quantas vezes a defesa dos advogados por mudanças no Judiciário resultou na moralização dos processos, no desenvolvimento da cidadania, e, por fim, no aprimoramento da própria Justiça.
Só quem já precisou de um advogado sabe a importância e o alento que tem ao ser devidamente representado por um ser humano que atua com seriedade, ética e competência.
Sou, além de administrador e contador, advogado. Isso me orgulha e muito me honra. Sei, como poucos, que essas três profissões, juntas e corresponsáveis, formam um valoroso pilar para o desenvolvimento do nosso País.
Quero, por fim, concluir parabenizando essa profissão e esses profissionais, que fazem da beleza da Justiça, o sustento de suas famílias.
Parabéns, advogados e advogadas do Ceará!