O MAIOR DESAFIO DE TODOS OS TEMPOS
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 1445
Faz parte da rotina do Administrador, grosso modo, o gerenciamento de processos, o planejamento estratégico e a liderança na execução das atividades. Administrador gosta de tudo organizado. Até o caos que surge demanda ordem para todos nós. Está no âmago da vida da gente.
De repente, surge um vírus. Um inimigo invisível, que rapidamente circulou o planeta e virou de cabeça para baixo governos, famílias e empresas.
Ouso afirmar que todo ser humano neste mundo foi, uns mais outros menos, impactado pelo coronavírus. No Brasil não foi diferente. No Ceará, ídem.
Todos sabemos que médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na linha de frente. Precisamos ser gratos a eles e reconhecer o feitio.
Também, nós, Administradores, estamos na linha de frente (e nem todo mundo sabe disso!): nas repartições públicas e nas empresas privadas, estamos gerenciando finanças e os recursos humanos, processos para que salários e contas sejam pagas e fornecedores honrados, profissionais de logística atuando noite e dia para garantir os abastecimentos, inclusive de insumos para a saúde.
Mas de uma forma ou de outra, muitos de nós, profissionais de administração, fomos impostos a uma mudança de comportamento. Foi preciso parar. No começo poderia até ter sido bom para uns. Pareciam umas férias. Para outros, foi uma complicação porque foi preciso interromper os serviços e o sustento diário da vida.
E fomos nos adaptando como em um caminhão de abóbora, que ao começar a rodar, elas se acomodam. Já avançamos para quase 60 dias de confinamento em nosso Estado. O jogo parece ter mudado. As falsas férias se tornaram enfadonhas. A falsa tragédia do desemprego também. Acontece que, de muitos que conheço e com quem converso, foi preciso uma reinvenção no pensar e no agir.
Percebo que muitos aproveitaram para ler, para estudar, para adquirir conhecimento, para passar conhecimento (como fizemos no CRA-CE, através de lives e oferta de curso online gratuito de mentoria). Mas muitos ainda estão acomodados.
É preciso perceber a grande oportunidade que nos está sendo dada: somos obrigados a parar a vida e repensar, e assim, refazer a vida. Ajustar atitudes, comportamentos e mudar a direção para (bem) melhor.
Sei que muitos de nós perdemos entes queridos. É provável que conheçamos alguém que se foi por causa do coronavírus, que não é só uma 'gripezinha'. Os dados mostram que é uma doença mortal e tem ceifado vidas, inclusive de jovens e pessoas saudáveis. Quero aqui deixar meu abraço e meus sentimentos, em nome de todos que fazem o CRA-CE, a quem partiu.
Temos a grande chance de fazer da queda um passo de dança. Vamos, sim, superar mais essa. Estou convicto disso, e não vamos nos deixar abater. É preciso saber que, por trás das nuvens negras existe um sol a brilhar.
Quando teríamos mais tempos para organizar a vida como estamos tendo agora em escala mundial?
Um exercício que vale a pena fazer: como lembraremos desta crise daqui a dez, vinte anos? Não sei. Mas sei que é importante não nos lembrarmos como a oportunidade que tivemos de aplicar inovações e novos projetos pessoais e que deixamos passar.
A vida é um presente, e vamos aproveitar esse presente no momento presente (com o trocadilho mesmo) e tirar o máximo proveito, pois o que está sendo imposto não é o lockdown, é a maior oportunidade de todos os tempos.
Forte abraço!
Adm. Leonardo Macedo
Presidente CRA-CE