Os impactos positivos da boa gestão
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 1615
Tive a grata satisfação de receber nesta quinta-feira (24) o resultado da análise das contas de nosso CRA-CE referente ao ano de 2018. As contas foram aprovadas por unanimidade e sem ressalvas. Isso quer dizer muito de nosso trabalho à frente do Conselho Regional de Administração do Ceará.
De fato, em meu discurso de posse, ainda em 2015, destaquei a eficiência da gestão ideal nos processos do CRA. Inclusive, uma das primeiras implementações foi ressaltar a transparência do orçamento do conselho.
Tanto nos detivemos na transparência, que o CRA-CE se tornou o regional modelo em transparência para todo o país, bem como serviu de referência para outros conselhos e associações de classe de diversas profissões.
Realmente, mostrar com o quê e como se gasta é mais do que dever do gestor público, mas respeito pelo dinheiro contribuído pelo Administrador e empresas, com anuidades e taxas.
Entendo que o zelo e lisura com este orçamento é deve do gestor, haja vista, as receitas do CRA são provenientes de todos que fazem parte de nossa categoria e entendem que o dinheiro deve retornar para a mesma categoria sob ações diversas.
A intenção e o trabalho redobrado que temos é para otimizar a receita em prol dos profissionais e de toda a sociedade. Um orçamento bem trabalhado, bem administrado, tem resultado em ações que privilegiam a nossa profissão, e acabam por favorecer a inserção de nossos profissionais no mercado de trabalho, como diversos eventos que promovem a ciência da Administração, ou o aumento do incentivo à qualificação, por meio da oferta do curso de pós-graduação a 100 profissionais, sendo 50 na Capital e 50 para o interior do Estado.
Destaco ainda ações como o CRA Itinerante, que tanto tem marcado presença em diversos bairros da Capital e em quase todos os municípios do Ceará. O CRA Itinerante leva nosso serviço para todo lugar e ressalta a importância das nossas atividades, e tem gerado maior relacionamento com estudantes, gestores públicos, empresas, executivos e com toda a sociedade.
Por último e não menos importante, a Fiscalização é intensificada continuamente: a ação permite a geração de vagas de trabalho e resulta por inserir o administrador no mercado de trabalho. Ora, foram mais de três mil editais de licitação e de concursos públicos analisados, e muitos foram refeitos para incluir o administrador e atender a legislação.
Ter as contas aprovadas é dever máximo de cada gestor, e os processos administrativos são importantes para esse resultado, por isso o administrador pode contribuir com a gestão pública e com a gestão das empresas em prol do desenvolvimento econômico e social.
Esse trabalho de zelo e transparência com o orçamento dos administradores tem sido feito desde 2015, e vamos sempre evoluir em busca de melhorias.