Aos mestres, com carinho
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 3301
Por motivos óbvios, sempre defendi a profissão de administrador. No entanto, sempre admirei a profissão de professor. Seres vocacionados, uma espécie de sacerdócio do saber, à serviço da orientação, do ensinar.
Assim, o que dizer, então, neste dia do professor, sobre administradores que são professores? Ora, um colosso de gente.
Todos os profissionais de Administração, todos sem excessão, passaram pelas aulas saudosas de inúmeros professores. Claro, umas disciplinas mais queridas e outras nem tanto. Faz parte. Mas sempre fica algo que se leva para a vida.
Cada um de nós tem uma lembrança importante, de um professor em sala de aula, de uma direção, de um insight, de uma forma de ser...
O dia de hoje nos traz uma memória afetiva das salas de aula, seja da faculdade, seja dos tempos mais remotos da escola.
Cada profissional que exerce uma atividade ligada à administração deve a uma professor um "muito obrigado". Quantas horas, cada um de nós, permaneceu sentado diante de um ser que nos passou conteúdo científico mas também um estilo de vida?
Professor, geralmente trabalha de manhã, de tarde, de noite, e ainda encontra tempo para estudar, para se aperfeiçoar, para planejar aula... E assim, acabam cortando tempo para o lazer, para a família.
Professores de Administração, além de todas as dificuldades inerentes à profissão, ainda precisam ter habilidades específicas e talentos naturais. Sim, porque a ciência da Administração não requer somente dados científicos, mas ampliar as capacidades mais diversas.
Ora, administradores lidam tanto com gestão de finanças quanto com gestão de pessoas. Precisam entender tanto de patrimônio quanto de saber prever o que virá.
Habilidades essas que alunos são incentivados a conhecerem dentro de sala de aula. Sim, professores conseguem tirar de nós aquilo que muitas vezes nem sabíamos que poderíamos ter.
A esses mestres, de todas as épocas, de todo o Estado e do país, nosso carinho, respeito, estima, e, principalmente nosso muito obrigado.