O pilar da administração pública
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 3476
Nos últimos anos, os debates em torno da política acabam por concluir que o problema está na falta de gestão. Conclusão mais do que acertada, mas falta empenho e vontade política para resolver a questão dessa falta de gestão. Ora, quem pode resolver essa problemática, de forma habilitada e tecnicamente plausível, é o profissional de administração, pois ele passou pelos bancos de faculdade para tratar, pelo menos, do básico: planejar, executar, avaliar.
Há tempos defendo a tese de que o administrador pode resolver esse problema e atacar o vilão no âmago da questão. Desde que fui conduzido para a presidência de nosso CRA-CE, tenho me dedicado a valorizar os pilares da administração pública.
Entendi, no entanto, que o fortalecimento dos pilares da administração pública passam, prioriatariamente, pela qualificação de nossos profissionais. Para tanto, de forma inovadora e pioneira, lançamos um programa de especialização gratuito para os administradores, através de bolsa de estudos patrocinadas pelo Conselho, mediante sorteio e um acordo técnico com a Universidade Regional do Cariri.
Tal medida revolucionou de forma positiva todo o Sistema CFA/CRAs, o qual fomos pioneiros. Vale lembrar que a primeira pós-graduação foi exatamente na área de gestão pública: Planejamento e Gestão das Finanças Públicas.
Em paralelo a essa ação transformadora, outras medidas foram ao encontro da valorização da administração pública, dentro do CRA-CE, como o Fórum de Gestão Pública, que envolveu líderes de órgãos públicos, que apresentam seus cases de sucesso e como alavancaram a eficiência de suas estatais em prol da sociedade.
Tais líderes, em quase 100% dos casos, eram Administradores, o que comprova o poder da gestão por meio do profissional habilitado. Em outros casos, em que o gestor público não era administrador, ele sempre confirmou os avanços alcançados com o apoio e a ajuda de nossos profissionais.
Vale destacar que o Fórum de Gestão Pública aconteceu na Capital, mas também o levamos para o interior, uma forma de descentralizar e valorizar o profissional que atua no interior.
Também realizamos uma reaproximação do CRA-CE com diversos órgãos, secretarias, e governos, para mostrar como o Conselho pode colaborar na construção de políticas públicas por meio da ciência da Administração. Neste cenário, anualmente, nos aproximamos de cada prefeitura municipal e das casas legislativas de todo o Estado para comunicar a obrigatoriedade do Administrador nos concursos e nas licitações em que o "produto final" esteja, legalmente, no campo de atuação de nosos profisionais. E tem dado explêndido resultado. Hoje somos mais de 3.500 empresas registradas no Conselho e centenas de editais foram alterados em prol do profissional de gestão.
A própria parceria com a Academia Cearense de Administração é uma maneira de valorizar a gestão pública: em seu quadro de Imortais, maioria esmagadora é formada por Administradores com ampla e profunda ligação com o poder público, o qual destaco o presidente, João Melo, que além de professor universitário formador de inúmeros profissioanis, presidiu o Banco do Nordeste, quando implantou processos de gestão que foram capazes de modernizar o órgão tão importante para o Nordeste.
Enfim, temos a convicção de que os pilares da Administração pública precisam ser mais valorizados, para tanto este Conselho não tem poupado esforços para evidenciar as ações e políticas em prol da profissionalização desta seara. Muito temos feito, e muito mais será realizado. Não iremos descansar até que cada responsável conheça (e adote) a importância da ciência da Administração.