Vamos falar de Responsabilidade Técnica?
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 1617
Desde 2016, o CRA-CE vem realizando o evento anual dos RTs: o Encontro de Responsáveis Técnicos. A ideia é promover ações e debates em torno da profissão de administradores que orientam as empresas que atuam nas diversas áreas da gestão.
O Estado do Ceará é o quarto estado com mais registros de RT: perde apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. São mais de 3.500 empresas registradas, e, pela legislação, um profissional devidamente registrado no Conselho, portanto, são mais de 3.500 empregos.
Vale destacar que muitos desses cargos de RT foram gerados após intensa fiscalização do CRA-CE, ou muitas ações e visitas para orientar as realizações de licitações ou contratações, para que o administrador fosse exigido nas áreas de prestação de serviço dentro dos escopos da profissão.
Mas o que é a Responsabilidade Técnica?
Em linhas gerais, é o dever de responder pelos atos profissionais quanto à aplicação técnica da ciência da Administração, em conformidade com os princípios éticos e com a legislação vigente, levando em conta, claro, o desenvolvimento social e econômico da empresa.
O RT existe em quase todas as profissões e se constitui em um instituto essencialmente ético-profissional. No caso da profissão de Administrador, surgiu com o advento do Regulamento da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, aprovado pelo Decreto Federal nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967.
O profissional deve exercer sua função com total responsabilidade, honra e dignidade, comprometendo-se com a satisfação dos clientes, utilizando todos os recursos disponíveis, dominando e aprimorando seus conhecimentos técnico-científicos em benefício do cliente, da Administração e da sociedade.
Administradores registrados no CRA-CE são profissionais habilitados para exercerem a função de RT nos mais variados ramos de negócios.
Veja, portanto, alguns desses ramos em que as empresas estão obrigadas ao registro nos CRAs:
Fornecimento/terceirização/locação de mão de obra para serviços de limpeza e conservação, segurança e vigilância patrimonial, dentre outros.
Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.
Administração mercadológica ou marketing.
Recrutamento e seleção de pessoal
Assessoria ou consultoria organizacional, financeira, auditoria administrativa e financeira.
Administração de material e de produção.
Gestão de orçamento, dentre outros.