COMO O CRA-CE QUALIFICA OS PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO?
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 1214
Nesta última sexta-feira (17/6), tive a honra de promover mais um sorteio de bolsas de estudos para nossos profissionais. Dessa vez, foi o sorteio de 200 bolsas de pós-graduação em administração financeira.
A modalidade sorteio é uma forma garantida de não dar favorecimento a ninguém em específico, mas favorece igualmente a todos com transparência.
Por falar em transparência, e garantir a lisura em todos os processos do sorteio, encaminhamos um ofício ao Ministério Público Federal, primeiramente informando do sorteio e convidando o órgão para acompanhar todo o processo.
Além disso, o CRA-CE contratou um auditor independente, o doutor Jander Queiroz, para observar cada passo deste processo e apontar supostos comportamentos que possam tirar a igualdade entre todos os participantes.
Vale lembrar que um Conselho de Classe é constituído para normatizar e fiscalizar a profissão. No entanto, nós, aqui do CRA-CE, decidimos incluir mais uma atividade, que é a qualificação de nossos profissionais.
Hoje, a Fiscalização desse CRA-CE é muito intensa, e tem se tornado modelo para todos os regionais do País. Tanto é verdade que temos recebido mensalmente a visita de CRAs do Sistema para conhecer as nossas práticas adotada pelo Ceará no que diz respeito à fiscalização.
A Fiscalização analisa diariamente todos os editais de licitação, de seleção pública e de concursos para exigir a presença do profissional de administração sempre que as atividades próprias sejam necessárias para o fiel cumprimento do serviço.
Esse modelo que adotamos alavancou a presença do administrador no mercado de trabalho. Só no CRA-CE são cerca de 3.500 empresas registradas, e isso significa 3.500 postos de trabalhos gerados para nossos profissionais.
Criamos essa cultura aqui no Ceará. Para isso é preciso um esforço, um empenho nosso para analisar os editais, impugnar e muitas vezes gerar um processo judicial para que a vaga própria da administração seja devidamente respeitada.
Fiscalizar significa também inserir o profissional no mercado de trabalho.
Atualmente, estamos numa batalha gigante, que é a fiscalização de todas as prefeituras do Ceará, através do uso de nossa tecnologia, e tendo acesso ao Portal de Transparência de cada município, e mapeando toda as atividades que utilizam as prerrogativas de nossa profissão.
Já detectamos pelo menos 2.700 cargos que podem ser do profissional de administração. Vamos criando essa cultura no mercado para inserir o administrador e o mercado vai entendo a nossa importância. Tenho defendido que o problema do Brasil, antes de ser uma crise política ou econômica, é uma crise de gestão, ou melhor de falta de gestão.
De gestão, nós, administradores entendemos porque para isso fomos devidamente capacitados desde os bancos da faculdade. É aí onde também entra a qualificação.
A promoção da qualificação no CRA-CE teve início quando, ainda em 2015, demos atenção ao relacionamento com as Instituições de Ensino Superior (IES), e, se por um lado, nos aproximamos dos coordenadores e professores, por outro também nos aproximamos dos estudantes, mostrando a todos que estávamos atentos ao processo de graduação e à qualidade do ensino.
Criamos o CRA-CE Móvel, que é uma van totalmente equipada com tecnologia embarcada para atender todas as necessidades, e visitar todos os municípios, promovendo cursos, palestras e atendimento para estudantes e professores dos cursos de gestão.
Nessas visitas, ofertamos aos estudantes as plataformas de qualificação, a exemplo do CRA Capacita, que é uma plataforma totalmente online para que tanto estudantes quanto profissionais possam fazer cursos, totalmente de graça, e se aperfeiçoar em vários segmentos. São mais de 100 cursos totalmente gratuitos.
Também proporcionamos nossos eventos anuiais, que incentivam a profissão e valorizam a ciência da administração, seja através dos eventos de gestão pública, de tecnólogos, de responsáveis técnicos, de estudantes e de jovens profissionais, inclusive o evento sênior, que reúne os profissionais com mais de 30 anos de atividade profissional, dentre outros eventos similares.
Neste mês de junho, vamos promover mais um evento que reune os professores, coordenadores e gestores de IES, para debater de forma qualificada a profissão e engrandecer os cursos de graduação.
Além dos eventos, ofertamos cursos que geram habilitação para os administradores, a exemplo do curso de formação de mentores, que já entregamos 80 certificados para essa modalidade. Já entregamos 40 certificados para formação de perito extrajudicial e serão mais 40 nas próximas semanas.
Em 2018, entregamos à sociedade 100 profissionais com pós-graduação. Foi uma inovação dentro do sistema nacional de conselhos de classe, o qual o Ceará foi pioneiro. Foram 100 administradores que receberam, por meio de sorteio, a especialização totalmente de graça.
Agora, em um processo similar, faremos o sorteio de 200 bolsas, portanto duplicamos as vagas. Nessa ocasião, a modalidade será no estilo de Ensino a Distância.
Novamente, fizemos um acordo de cooperação técnica, por meio de um edital de licitação, para proporcionar essas 200 bolsas e entregaremos à sociedade mais 200 profissionais habilitados. A entidade selecionada e habilitada foi a Universidade Regional do Cariri (Urca), que tanto se empenhou para formar bem nossos profissionais.
Deixo registrado que, se não fosse a pandemia, esses números teria sido maiores, e já estaríamos ainda mais adiantados nesse processo de ofertar bolsas e capacitar nossos profissionais.
Sendo assim, é possível demonstrar, por meio dessas ações, o quanto este Conselho valoriza e se empenha em favorecer aos profissionais de administração sempre uma maior qualificação profissional.