MÊS DO ADMINISTRADOR: DESAFIOS DE GRANDEZA HISTÓRICA
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Blog do Presidente Leonardo
- Acessos: 3147
Demos início hoje, 1º de setembro, ao Mês do Administrador. Quero, antes de tudo, parabenizar a cada profissional, por ocasião da data de comemoração de nossa profissão, que chega aos 55 anos de regulamentação.
Nossa profissão se consolida, cada vez mais, como uma das principais do País. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cita a Administração como uma das carreiras mais procuradas entre os jovens que ingressam no ensino superior.
De acordo com o MEC, são 2.295 cursos de bacharelado em Administração, que somam 966.316 vagas. A cada ano, 116.028 concluem o curso. Da mesma forma, a busca pelos cursos superiores, para formação de tecnólogos nas áreas de gestão, é crescente: são 2.839 cursos e oferta superior a 1 milhão de vagas. São 106.436 estudantes que se tornam tecnólgos anualmente.
Tenho certeza de que a profissão de administrador será ainda mais procurada. Explico: neste 2020, tivemos um ano atípico, recheado de crises de escala quase dantesca. Reconhecendo a atuação dos profissionais envolvidos na área da Saúde, que estavam lidando diretamente com os atingidos, também ressalto aqui o destaque de nossa categoria, que teve enorme atuação na pandemia, em nível mundial, onde os Administradores se posicionaram na linha de frente do combate ao Covid-19.
Em diversas searas, foi a mão de um gestor que garantiu o perfeito funcionamento das atividades: logística, recursos humanos, finanças, sem contar os diversos administradores que se destacaram na liderança de equipes, posicionando e reposicionando marcas, empresas públicas e privadas, autarquias e direcionando situações para o caminho das soluções.
Cada administrador passou pelos bancos das faculdades, onde aprendeu a analisar cenários, traçar planos, executar ações, além de reavaliar as atividades. Desta forma, aprendemos ainda a buscar soluções que possam beneficiar todo o conjunto da sociedade.
Sendo assim, neste ano, os parabéns a cada administrador é pra lá de especial. As congratulações seguem com orgulho e satisfação. Não é pra menos, a gestão bem feita, eficiente e eficaz foi essencial para garantir a superação dos efeitos danosos da pandemia.
Como disse o poeta: "fazer da queda um passo de dança" tem sido rotina em nossa profissão. Os desafios, os obstáculos não foram fatos que nos levaram às desistências, mas exatamente o oposto. Os desafios foram a tônica para a busca pela solução. Parabéns, portanto, a todos os profissionais de Administração. Tenhamos orgulho de nossa atividade laboral.
A todos, meu forte abraço, minha admiração e meus votos de sucesso contínuo e constante!
Adm. Leonardo Macedo
Presidente do CRA-CE