Mulheres ganham cada vez mais espaço em áreas de gestão
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
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Uma pesquisa mundial sobre diversidade de gênero destaca que ter mulheres em cargos de liderança ajudam as empresas a aumentarem seu faturamento em até 50%. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as parcelas de mulheres de 30 a 49 anos ocupando cargos de gerência e diretoria no setor formal aumentaram de 32,3% e 31,9%, respectivamente, em 2003 para 39,2% e 42,4% em 2017.
Além disso, o Índice de Igualdade de Gênero (GEI, de Bloomberg Gender-Equality Index, em inglês) de 2020 mostrou que, das 325 empresas pesquisadas, 39% tem metas públicas para aumentar a liderança feminina.
No transporte rodoviário de cargas (TRC), por exemplo, essa evolução também tem sido perceptível. De acordo com a diretora-executiva da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Edmara Claudino, a ascensão das mulheres no setor, ainda que de forma lenta, é gradual. “Percebemos inovações com a chegada das mulheres, isso é muito importante. Vejo também que, em outras áreas, a mulher tem ganhado seu espaço: temos bons exemplos na política, como as ministras da Agricultura e do Supremo Tribunal Federal, e tivemos recentemente a primeira mulher a ocupar o Tribunal Superior do Trabalho. É assim que conseguiremos nosso espaço, mostrando trabalho e competência. Essa divergência de gênero não deve mais existir”.
O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical) é um dos principais eventos realizados pela NTC&Logística e reúne empresários e lideranças do transporte para debates, análises e divulgações de estudos. Em sua primeira edição de 2020, o público acostumado com a maior representação masculina pode perceber uma forte participação feminina.
A assessora jurídica da NTC, Gildete Menezes, o mercado está mudando visivelmente. “O segmento de transporte ainda é majoritariamente masculino, mas vejo uma mudança muito boa acontecendo. Quando olhamos as mulheres em posição de destaque na participação em diversas entidades do TRC, nas áreas comerciais e operacionais das empresas com poder de decisão, percebemos que o gênero não deveria ser motivo de distinção”, defende.
As vantagens da inclusão e da diversidade para as empresas e entidades representativas são cada vez mais claras. O estudo sobre diversidade de gênero desenvolvido pela consultoria americana McKinsey, líder mundial neste segmento empresarial, destaca que ter mulheres em cargos de liderança ajuda as empresas a aumentarem sua rentabilidade em até 50%.
(NTC)