
- CRA-CE
- Notícias
NOTA À SOCIEDADE: Sobre a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e a importância da Gestão Profissional na Saúde
- CRA-CE
- Notícias
A Comissão Especial de Gestão em Saúde do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), considera que a decisão da Prefeitura Municipal de Fortaleza, de assumir temporariamente a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, diante da grave crise financeira que ameaça a continuidade dos serviços prestados por esta instituição centenária e essencial para a saúde pública do Estado, deverá trazer grandes benefícios para a população cearense, que sempre encontrou na Santa Casa um local de acolhimento.
A Santa Casa é um patrimônio da saúde, da história e da solidariedade cearense, reconhecida por seu papel no atendimento à população mais vulnerável. O cenário atual, marcado por redução drástica de atendimentos, endividamento elevado e queda da capacidade operacional, exigia medidas urgentes, estratégicas e sustentáveis.
Nesse contexto, destacamos que a sustentabilidade e a qualidade dos serviços de saúde estão diretamente ligadas à presença de profissionais de Administração qualificados nos estabelecimentos de saúde, sejam elas públicas, privadas ou filantrópicas.
Nesse sentido, é imprescindível reconhecer que a atual gestão buscou estruturar processos, alinhar a instituição às melhores práticas de governança e garantir que cada decisão fosse orientada por dados, planejamento e visão de longo prazo, o que foi prejudicado exatamente pela defasagem entre os custos incorridos e os valores de Tabela do SUS.
Mas, a presença de Administradores capacitados, como o caso do atual provedor da Santa Casa de Fortaleza, é fator decisivo para a implementação de ações de recuperação e modernização da gestão, buscando não apenas enfrentar a crise atual, mas também estabelecer parcerias e bases sólidas para a sustentabilidade da instituição no futuro.
A gestão hospitalar exige competência técnica em áreas como planejamento, finanças, logística, contratos, gestão de pessoas e indicadores de desempenho, que são atividades centrais para o bom funcionamento e longevidade institucional.
É fundamental que a gestão da Santa Casa e de outros estabelecimentos de saúde conte com administradores legalmente habilitados, atuando com foco em governança, eficiência, transparência e responsabilidade social, como temos observado pelas ações de gestão desenvolvidas pelo provedor da Santa Casa de Fortaleza. São esses profissionais que asseguram que os recursos disponíveis: humanos, financeiros e materiais, sejam utilizados de forma estratégica e ética, gerando melhores resultados para a população.
Um dos principais desafios enfrentados pelas instituições filantrópicas em todo o país, é exatamente o subfinanciamento crônico da saúde pública, agravado pela defasagem histórica da Tabela SUS. Os valores atualmente praticados não acompanham os custos reais dos procedimentos, medicamentos, insumos e da força de trabalho necessária para garantir um atendimento de qualidade. Essa discrepância compromete a sustentabilidade financeira das unidades de saúde, especialmente aquelas que, como a Santa Casa, têm papel fundamental na assistência à população de baixa renda. A revisão da Tabela SUS e o fortalecimento do financiamento público são medidas urgentes para assegurar a continuidade e a eficiência dos serviços prestados.
A Comissão Especial de Gestão em Saúde do CRA-CE coloca-se à disposição para contribuir tecnicamente com o processo de reestruturação da Santa Casa, por meio de estudos, assessoramento estratégico, incentivo à qualificação e valorização dos gestores da área da saúde.
Reforçamos que a superação da atual crise institucional exige o compromisso coletivo: poder público, sociedade civil, setor produtivo e conselhos profissionais unidos em defesa de uma saúde pública mais forte, digna e eficaz. A Santa Casa de Fortaleza é símbolo dessa missão e deve ser preservada como referência de cuidado, acolhimento e serviço à vida.
Fortaleza, 23 de julho de 2025
Comissão Especial de Gestão em Saúde
Conselho Regional de Administração do Ceará – CRA-CE