Novembro Azul: confira 5 dicas para a saúde do homem
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 110
O CRA-CE renova a adesão à campanha Novembro Azul.
Neste início de mês, dedicado à campanha Novembro Azul, o CRA-CE destaca cinco dicas para evitar o câncer de próstata:
Faça exercícios físicos
Quanto mais você movimenta o corpo, menores são os riscos de câncer. A prática de atividades físicas reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do organismo, promove o equilíbrio dos níveis de hormônio e auxilia na manutenção do peso.
Não fume
Essa é a principal dica para evitar qualquer tipo de câncer. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas – que afetam fumantes e não-fumantes. Os fumantes, claro, correm mais risco de desenvolver tumores agressivos e têm maior probabilidade de morrer com a doença.
Adote uma alimentação saudável
Estudos indicam que o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como, por exemplo, as do complexo A, D e E, além de compostos bioativos, como os carotenóides, encontrados em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura e de leguminosas, como feijão e ervilha) são componentes de uma dieta com efeito protetor.
Incentive os amigos a cuidar da saúde
Existem muitos preconceitos cercando a saúde masculina e, por isso, a maioria dos homens não se atenta aos cuidados necessários para garantir o funcionamento do organismo. O câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil, com mais de 14 mil óbitos em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A melhor forma de diminuir esse número ainda é a prevenção.
Realize exames periodicamente
É necessário ir ao urologista anualmente, a partir dos 45 anos, em caso de fatores de risco, ou 50 anos sem a presença dessas condições. Existem dois exames que são imprescindíveis. O primeiro é o exame de toque retal, que possibilita a avaliação de alterações da glândula, como presença de nódulos suspeitos ou endurecimento. Já o segundo é o exame de sangue PSA para detectar os níveis de proteína produzidas pela próstata.
O diagnóstico precoce é a melhor forma de se conquistar a cura do câncer de próstata. Para isso, é preciso romper com o preconceito que atrapalham na prevenção e mostrar aos homens a importância da conscientização e informação sobre a causa.