Assembleia Legislativa do Ceará destaca homenagem aos administradores
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 266
No fim de tarde desta quinta-feira (13/9), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou uma sessão solene para dar destaque ao Dia do Administrador. O evento ocorreu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes. A data marca a aprovação da Lei n.º 4.769/65, que regulamentou a profissão no País.
A sessão solene foi requerida pelo deputado e administrador Sérgio Aguiar. As capacidades do administrador e sua importância foram destacadas pelo parlamentar.
O Adm. Leonardo Macedo, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), destacou a atuação da entidade e a importância da fiscalização da profissão “para garantir que a Ciência Administrativa seja aplicada por profissionais e não leigos”. “Vamos repensar nossa profissão para que os profissionais seja adequadamente inseridos no mercado de trabalho”, defendeu.
Já o Presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Adm. Rogério Cristino, lembrou que a Lei nº 4.769/65, que regulamentou a profissão de Administrador, foi sancionada pelo então presidente cearense Humberto Castelo Branco.
Um dos homenageados, o administrador, ex-secretário-adjunto da Casa Civil de 2007 a 2010 e ex-secretário-executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 2011 a 2014, Pedro José Freire Castelo, apresentou um panorama histórico sobre a formação universitária em Administração, que teve início em 1881, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
O Adm. Pedro Castelo lembrou que o Brasil deu início à formação em administração em 1952, ano da criação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, cuja primeira turma se formou em 1954.
“No tocante ao Ceará, no ano de 1957, um grupo de intelectuais e de gestores públicos criou o Instituto Cearense de Administração. Posteriormente, esse instituto transformou-se em uma autarquia estadual, sob a denominação de Escola de Administração. Em 1964, a Escola formou sua primeira turma de Administração Pública e criou o curso de Administração de Empresas”, explicou.
No total, 15 profissionais de administração receberam a comenda da Alece, sendo duas in memoriam: Antônio Tabosa de Albuquerque; João Barbosa Pinheiro Sobrinho; Maria Conceição Aparecida de Araújo; Mariete Ximenes Araújo Lima; Pedro José Freire Castelo; Sebastião Madeiro Filho; Francisco de Assis Moura Araripe (in memoriam); tecnólogo Valdimiro Antônio de Souza Silveira (in memoriam); Alexandre Diógenes Machado; Manuel José Brito Juca; Katerine Brito Jucá; Verónica Oquendo da Paz; Maria Aparecida de Sousa Esmeraldo; e Érico Jovino Sales.
Também estiveram presentes na mesa da sessão solene o assessor especial para Assuntos Municipais, do Governo do Estado, Artur Bruno, representando governador Elmano de Freitas; o presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (Aadece) e vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Lamarck Mesquita Guimarães; o presidente da Academia Cearense de Administração (Acad), João Alves De Melo; e a conselheira federal de Administração, Rita Maria Silveira.
Para ver o vídeo na íntegra da sessão solene, CLIQUE AQUI.
(Com informações da Alece/Fotos: Arquivo CRA-CE e Marcos Moura/Alece)