CRA-CE entra com impugnação contra edital de concurso da Seplag
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 791
O Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) entrou, nesta quarta-feira (24/4), com pedido de impugnação em Edital do Concurso Público da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag-CE). O edital prevê a contratação de cargos com atuação na esfera da administração, sendo, portanto, regulamentada e próprias aos profissionais de gestão, a exemplo de analista de gestão pública.
O CRA-CE pede, além da impugnação, a alteração do edital para exigir dos candidatos, a apresentação de registro regularizado no Conselho de classe, no caso o CRA-CE.
De acordo com o fiscal do CRA-CE, Adm. Daniel Barbosa, o edital se omitiu de exigir o devido registro profissional do concursante. "Somente o profissional devidamente registrado pode ser enquadrado no exercício legal da profissão, fora isso, seria andar à margem da lei", explica.
"Sem o registro no conselho competente, quem exerce o faz na ilegalidade, ou seja, é crime de exercício ilegal da profissão. No caso em questão, por exemplo, o graduado em administração precisa ser registrado no CRA-CE para se candidatar ao cargo próprio de gestão", detalhou Daniel.
O fiscal explica ainda que o Conselho pediu exclusividade das vagas para os candidatos com ensino superior na área da administração, desde que tenha o devido registro.
A atuação do CRA-CE neste processo ressalta o compromisso do Conselho em promover a valorização dos profissionais de Administração, assegurando que apenas aqueles devidamente registrados e capacitados participem de concursos ou processos seletivos dessa natureza.
Essa iniciativa reforça a importância do registro no CRA-CE para os profissionais de Administração, destacando a relevância do Conselho na promoção da ética, transparência e excelência nos serviços prestados em diferentes esferas da sociedade.