Administradores Nomeados Peritos Judiciais em Todas as Regiões do Brasil Após Parceria do CRA-CE
- By Rafael Cavalcante
- Notícias
- Acessos: 1260
No cenário jurídico brasileiro, Administradores de 8 estados foram nomeados Peritos Judiciais, resultado da parceria entre o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) e a Escola Superior de Peritos e Administradores Judiciais do Ceará. Essa colaboração teve seu ápice no primeiro semestre de 2022, quando 132 novos Peritos Extrajudiciais foram formados, ampliando a atuação desses profissionais em processos judiciais por todo o país.
A iniciativa teve início em fevereiro de 2022, quando o CRA-CE sorteou 40 bolsas para o curso "Formação de Perito Extrajudicial Financeiro". Na ocasião, o então presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo, hoje Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), destacou o compromisso da instituição em qualificar seus membros, proporcionando-lhes oportunidades para se inserirem de forma mais abrangente no mercado de trabalho.
O atual presidente do CRA-CE, Adm. Rogério Cristino, reforçou a importância de manter a regularidade junto ao conselho para usufruir desses benefícios. Ele salientou que estar em dia com o CRA-CE não apenas garante a conformidade com a lei, mas também abre portas para capacitação contínua e desenvolvimento profissional.
O Diretor da Escola Superior de Peritos e Administradores Judiciais do Ceará, Perito Administrador Agenor Studart Gurgel comentou que o ADMINISTRADOR nomeado como Perito Judicial desempenha um papel vital na busca pela verdade nos processos judiciais, contribuindo com sua expertise para a justiça e transparência do sistema jurídico.
Os Administradores, agora nomeados como Peritos Oficiais, passam a desempenhar um papel crucial nos processos judiciais. De acordo com as diretrizes da Lei nº 13.105/2015, especialmente o artigo nº 473, eles estão preparados para realizar investigações detalhadas em contratos, analisar documentos presentes nos autos do processo, elaborar planilhas financeiras, fluxos e demonstrativos financeiros, além de conduzir diligências. Tudo isso é feito com o objetivo de esclarecer e elucidar fatos obscuros no processo.
Os laudos periciais produzidos por esses profissionais devem atender rigorosamente às exigências legais, apresentando a exposição detalhada do objeto da perícia, a análise técnica ou científica realizada, a indicação do método utilizado e respostas conclusivas a todos os quesitos apresentados pelo juiz, partes envolvidas e Ministério Público. Essa conquista reforça não apenas a competência dos Administradores, mas também a importância de parcerias entre instituições educacionais e conselhos profissionais na promoção da qualificação e capacitação dos profissionais brasileiros.