
CRA-CE garante participação no Plano Diretor de Fortaleza
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 252
Nesta segunda-feira (25/9), o CRA-CE teve confirmada sua participação na composição dos delegados no Plano Diretor de Fortaleza. O Plano Diretor busca orientar o crescimento ordenado de Fortaleza, garantindo o acesso aos serviços públicos, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.
O presidente do CRA-CE, Adm. Rogério Cristino, comemora a participação do Conselho. "Tem tudo a ver a participação do CRA-CE. A melhor forma de orientar o crescimento de uma cidade é por meio do planejamento, do controle, com uso de ferramentas que são de rotina dos profissionais de administração. Uma cidade bem planejada consegue oferecer sempre os melhores benefícios a seus habitantes", destacou Cristino.
O indicado para compor a delegação em nome do CRA-CE foi o Adm. Rogério Holanda. O gestor é especialista em direito imobiliário contratual e judicial, atua em processos administrativos relacionados ao Plano Diretor desde 2017. É ainda um estudioso no item TDC (Transferência do Direito de Construir), item que é contemplado no Plano Diretor de Fortaleza. Outro administrador, o profissional Paulo Teles, também foi escolhido para fazer parte da delegação representando o CRA-CE.
Segundo Rogério Holanda, as vagas previstas para a composição dos delegados, de acordo com o edital, contemplam pessoas ligadas a entidades, conselhos, movimentos sociais e outros segmentos similares. Para o administrador, o Plano Diretor norteia o direcionamento do desenvolvimento urbano a partir de metas estabelecidas por meio da participação popular, dentre elas melhorias na mobilidade urbana, preservação ambiental, fortalecimento dos espaços públicos e o fomento à inclusão social.
A ferramenta está prevista na Constituição Federal para municípios com mais de 20 mil habitantes ou integrantes de regiões metropolitanas e sua elaboração segue um conjunto de normas preconizadas pelo Estatuto da Cidade (Lei Nº 10.257), dentre elas, a participação popular.