CRA-CE notifica Iplanfor e orienta cargos para concurso
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 1111
O Conselho Regional de Administração do Ceará realizou, nesta terça-feira (20/6), uma notificação ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Segundo o Adm. Daniel Barbosa, fiscal do CRA-CE, a inciativa pretende orientar a autarquia antes da oficialização do órgão. "Como vai ser criada uma lei, como ainda vão ser criados os cargos, nosso papel é orientar os órgãos para criar os cargos na área de gestão para que sejam dentro da legislação", explica.
Ainda de acordo com o fiscal do CRA-CE, a notificação foi protocolada no órgão para o titular, que também é o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, superintendente do Iplanfor. "A medida não tem caráter fiscalizatório, mas sim preventivo e orientador. A ideia é explicar ao Iplanfor que os cargos de gestão precisam ser ocupados por profissionais habilitados para as respectivas funções", detalha o Adm. Daniel Barbosa.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, usou as redes sociais para anunciar o primeiro concurso público da história do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). De acordo com o próprio gestor municipal, serão 60 vagas para o cargo de Analista de Planejamento e Inovação Urbana. Segundo Sarto, para ocupar a vaga, o candidato precisa ser graduado no Ensino Superior.
"Vale lembrar que os cargos de gestão, dentro do escopo da administração, precisam obrigatoriamente, de acordo com a legislação, ser ocupados por profissionai habilitados para a função, ou seja, com o devido e válido registro no conselho de classe. Essa decisão dará transparência aos concursos e mais segurança para a sociedade", defende Daniel.
Já o superintendente do CRA-CE, Adm. Raphael Martins, destaca que a Prefeitura de Fortaleza tem o zelo pelas ferramentas de gestão e vai priorizar o Iplanfor. "Ora, o próprio nome do órgão designa um dos pilares da administração, que é o planejamento. Se a gestão municipal priorizou um órgão para a questão do planejamento da cidade, é certo que deva priorizar os profissionais capacitados e habilitados para essa tarefa", afirma.
"Sabemos que um órgão como o Iplanfor deve ser multidisciplinar. Portanto, diversos profissionais devem fazer parte do rol de colaboradores da autarquia, como administradores, gestores financeiros, arquitetos e urbanistas, dentre outros", conclui Raphael Martins.