Presidentes do CFA e CRA-CE convidados para evento internacional de marketing
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 515
A Universidade de Fortaleza (Unifor) vai receber a Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing (CIMaR 2023) de 19 a 22 de junho deste ano. O evento, resultado da parceria entre pesquisadores de vários países cuja temática principal das pesquisas se concentra na internacionalização de empresas, é realizado anualmente em universidades ao redor do mundo. Neste ano, o tema abordado será “Negócios internacionais em tempos disruptivos: insights de acadêmicos e profissionais”.
Como o evento será realizado no Ceará, o convite foi estendido ao Adm. Rogério Cristino, presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), e ao Adm. Leonardo Macedo, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA). De acordo com a organização do evento, os dois representantes dos administradores foram escolhidos devido à expertise e contribuições significativas no campo da administração.
Segundo o portal de notícias da Unifor, o marketing internacional é afetado por diversos fenômenos globais e locais. Dessa forma, para sustentar o desempenho desejado, é essencial que as organizações gerenciem as megatendências da melhor maneira possível.
Focado nas questões teóricas e empíricas relacionadas ao marketing internacional em tempos de disrupção, o CIMaR 2023, examinará percepções de profissionais e acadêmicos sobre como gerenciar com sucesso os desafios que afetam determinada área do marketing. A conferência abordará o ensino e a pesquisa em marketing internacional, além de métodos de pesquisa e publicação em periódicos importantes. Um workshop de desenvolvimento profissional também será realizado no evento.
Para o Adm. Leonardo Macedo, a ciência da Administração reúne diveras especialidades que favorecem o desenvolvimento da sociedade. "O marketing tem movimentado diretamente a economia dos países, sobretudo após a década de 1950, dando qualidade e otimizando as relações de compra e venda. Entendemos o marketing como uma ferramenta de uso e estudo dos profissionais da administração", afirma.
Já o Adm. Rogério Cristino explica que o profissional de marketing é registrado no CRA e é um profissional reconhecido no mercado, inclusive tem se tornado cada vez mais essencial na internet. "As empresas públicas e privadas entendem a importância do profissional de marketing tanto quanto valorizam o profissional de finanças, logística, comercial etc", defende.
O CIMaR, conhecido como Consortium for International Marketing Research, foi fundado em 1993 por um grupo de pesquisadores de diversos países interessados na internacionalização de empresas. Desde então, o consórcio tem desempenhado um papel crucial no avanço da pesquisa nessa área e promovido a colaboração entre acadêmicos de renome mundial.
O evento deste ano abordará diversos tópicos, incluindo a digitalização do marketing internacional, o marketing responsável e sustentável no contexto pós-pandemia, ética, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, mudanças climáticas e seu impacto no comércio internacional, distribuição sustentável e logística no marketing internacional, estratégias de marketing internacional, perspectivas do consumidor e do mercado empresarial, cadeias globais de valor e internacionalização, desafios e oportunidades nos mercados emergentes e perspectivas empreendedoras no marketing internacional, bem como gestão do mix de marketing em tempos disruptivos.
Serviço
Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing – CIMaR 2023
Datas: 15 de janeiro a 27 de fevereiro (submissão de trabalhos) | 19 a 22 de junho (evento presencial)
Local: Universidade de Fortaleza - Unifor