Comissão Especial de Gestão em Saúde realiza primeira reunião do ano
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
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Na tarde desta terça-feira (4/4), o núcleo gestor da Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde (CEGSS) do Conselho Federal de Administração (CFA), realizou a primeira reunião do ano. O encontro aconteceu de forma remota e reuniu profissionais de todo o País.
De acordo com o Adm. Josimar Maciel, do CRA-CE, a comissão visa fazer um mapeamento do segmento a fim de verificar oportunidades para os profissionais de administração. "Além disso, a comissão vai elaborar uma minuta de regulamentação e propor estratégias inovadoras para atuação do Sistema CFA/CRA no segmento da gestão em saúde", explica Josimar.
Formada por profissioais de todo o País, a Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde do CFA é composta por cinco membros: Adm. Manoel Carlos Rocha Lima (coordenador - ES), Adm. Cláudia de Souza Pereira Abreu (vice-coordenadora - RS), Adm. Marcelo Iwersen (PR), Adm. Marco Antônio de Lima Rosas (AM), Adm. Josimar Sousa Maciel (CE) e ainda conta com a colaboração jurídica da advogada Rosilane Silva Resende, do CFA.
O movimento surgiu no Ceará, por meio do Adm. Josimar Sousa Maciel, que despertou na autarquia para a necessidade da criação de Comissão de Saúde no âmbito do CRA-CE. "Na época, teve a anuência dos conselheiros do CRA-CE, e total apoio do Adm. Leonardo Macedo, que era o então presidente do Conselho do Ceará", relata.
O encontro da comissão aconteceu de forma online, e, na pauta, o planejamento das ações de trabalho para o ano de 2023, que devem nortear as ações para todo o ano, e favorecer diversos profissionais por todo o País.
Ainda de acordo com Josimar, a atuação da Comissão em Gestão de Saúde é fundamental para criar espaços de discussão e compartilhamento de experiências. "A reunião serviu para fomentar ações estratégicas de curto, médio e longo prazos, para o ano de 2023, sobretudo, às especificidades da gestão em serviços de saúde, seja público, privado ou filantrópico", explicou.
No Ceará, segundo Josimar, são mais de 2.500 estabelecimentos de saúde da Atenção Primária, que exigem profissionais qualificados para colaborar na gerência de Unidades Básicas de Saúde, as chamadas UBS.