CRA-CE realiza solenidade em comemoração ao Dia do Administrador de forma híbrida
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 1394
Ainda em função da pandemia do coronavírus, o CRA-CE realizou nesta quinta-feira (9/9), as celebrações que marcam os 56 anos de regulamentação da profissão de administrador. O evento, que aconteceu no Hotel Sonata de Iracema, para 50 participantes, escolhidos mediante inscrição, e pelas redes sociais do CRA-CE, por onde contou com a participação de centenas de profissionais e de estudantes.
Na ocasião, o presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo, destacou os avanços do Conselho, inclusive com os processos de inovação que foram compartilhados pelos outros regionais, a exemplo da e-CIP, que é a Carteira de Identidade Profissional digital.
Desenolvida pelo CRA-CE, a e-CIP foi disponibilizada, totalmente gratuita, para todos os regionais que desejarem oferecer o mesmo benefício a seus profissionais registrados.
Além disso, Leonardo destacou a evolução das ações de fiscalização, que acabam por beneficiar os profissionais, por defender a abertura de mercado para que as vagas de cargos próprias de administradores seja, de fato, ocupadas por administradores, que é o bacharel em administração devidamene registrado e em dias com o CRA-CE.
Leonardo Macedo defendeu ainda uma maior fiscalização quanto aos cargos comissionados contratados por governos. "Não adianta colocar um médico para ser secretário de administração em uma prefeitura. Nem o Ministério Público aceita mais essa prática e combate o nepotismo. Quem pode ficar na Secretaria de Administração e Planejamento é um administrador", destacou mencionando a legislação, a exemplo da Constituição Federal, em seu artigo 37, no decreto 9727/2019 e na lei 13.303/2016, a chamada Lei Jereissati.
"Quem ocupar os cargos público de livre nomeação dos governantes precisa estar devidamente habilitado para a função, através da devida formação profissional. Vamos ampliar essa busca e detectar os cargos contratados de forma errada. Com essa fiscalização que vamos ampliar, temos certeza de que iremos abrir mais vagas de trabalho para nossos profissionais", concluiu o presidente do CRA-CE.
Também na ocasião, presente em Fortaleza, o presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, fez uso da palavra e apontou a importância da boa formação dos profissionais graduados em Administração. "Nosso papel é fiscalizar a profissão, agora, a responsabilidade de se preparar e ser um bom profissional é uma obrigação individual, cada um cuida de si. Só um bom profissional terá bons empregos e boas colocações", destacou o presidente do CFA.
Para Mauro, ao entender a importância da qualificação, o CFA vai dar início a uma espécie de ranking das melhores faculdade de administração do País. "Nós, do CFA, iremos dar uma chancela para mencionar os cursos que cumprem os melhores requisitos na formação profissional", ressaltou.
O conselheiro federal pelo Ceará, Adm. Rogério Cristino, destacou a evolução do Sistema CFA/CRAs tanto em sua atuação para o bem da sociedade quanto na oferta de melhores serviços e cursos para os profissionais de administração.
Cristino enfatizou o tradicional prêmio Belmiro Siqueira, que já é tradição em todo o País, e que, por um lado lança luzes sobre a importância da ciência da administração e dar destaque aos profissionais e estudantes.
A vice-presidente do CRA-CE, Admª Rita Silveira, explicou a importância dos trabalhos em prol da mulher administradora, por meio do CRA Mulher, que tem dado luzes às tarefas realizadas por profissionais femininas, especialmente em inovação na prática da gestão, bem como do empreendedorismo.
Rita Silveira também ressaltou as ações em prol da Comissão de Educação, que tem destacado a união entre profissionais e a vida acadêmica, e como uma área pode interferir e contribuir com a outra, sempre em prol do administrador.
Também estiveram presentes outros profissionais e representantes de entidades da categoria, como o Adm. Lamarck Guimarães, da Associação de Administradores do Estado do Ceará (Aadece) e do Adm. João Melo, presidente da Academia Cearense de Administração (Acad).
A solenidade finalizou com a inauguração da Casa do Administrador, um imóvel comprado com os recursos das anuidades, e que passa a fazer parte de todos os profissionais registrados no CRA-CE. Ainda antes da inauguração do novo imóvel, o CRA-CE prestou homenagem de reconhecimento a diversos profissionais de gestão, como forma de enaltecer o trabalho e a promoção da ciência da administração em meio a sociedade.