facebooktwitterinstagramcraceara

fone

Dia do Administrador: Então, temos o que comemorar?

foto leonardo oficial chacon

 São 52 anos de profissão regulamentada. São muitos anos, muitas conquistas, e apesar do pouco reconhecimento, temos, sim, o que comemorar.  

Confesso que temos, eu e vários administradores ao meu lado, trabalhado diuturnamente em prol da categoria dos profissionais de Administração. Os números não nos deixam mentir, e só comprovam o que falo. Vejamos.

Pra começo, vamos nos situar: aqui no Ceará, são 100 mil profissionais já egressos das faculdades. São 42 mil estudantes. A cada ano, são novos sete mil profissionais lançados no mercado. 

Sei, lamentavelmente, esses profissionais não conseguem se inserir no mercado de trabalho da Administração, e acabam mudando de área. 

Nosso trabalho também passa pela luta para inserir o profissional no mercado de trabalho. Só nesse ano de 2017, foram 21 editais de licitação e de concurso público impugnados, com pedido feito pelo CRA-CE. Não é justo que um cargo voltado para o Administrador seja ocupado por todo tipo de profissional, seja em concurso, seja em licitação pública, com vistas a contratação de serviços na seara da nossa profissão.

Estamos nos aproximando cada vez mais do profissional, das empresas, dos governos, dos estudantes e da sociedade. Não somente pelo relacionamento institucional, mas com a prestação de serviços por meio do CRA-CE Itinerante, que leva para qualquer local todas as atividades que são realizadas na sede física.

A primeira ação de interiorização e de descentralização verdadeiramente feita pela nossa entidade consiste no maior número de representantes delegados e seccionais, e hoje temos Administradores em todas as regiões do Ceará, capaz de facilitar o atendimento. 

Foram seminários e eventos voltados para as diversas atividades do CRA-CE, como o Fórum de Gestão Pública, que aconteceu em Fortaleza e no Cariri. O Fórum de Administração e Gestão de IES, voltado para os coordenadores e professores do ensino superior.

Realizamos o 1º Encontro de Estudantes de Administração, uma forma de reconhecer a importância do estudante, além de manter o braço CRA-CE Jovem.

Também pela primeira vez na história deste CRA-CE, nos aproximamos das entidades que representam os Administradores, como a Aadece e a Acad, e o estudantes, por meio da Fenead.

O CRA-CE ocupa o quarto lugar em registro de Pessoa Jurídica em todo o país. São 3.500 empresas registradas. Cada uma necessita de um Responsável Técnico, além de atuar no campo da Administração, resulta em mais espaço para o profissional.

Ora, se o país passa por uma crise jamais vista, temos convicção de que essa crise é uma crise de gestão. Muito antes de ser uma crise política ou crise econômica, passamos por uma crise de falta de gestão. 

A corrupção tem gerado enorme prejuízo para o país. Está na mídia. E se eu disser que a má gestão gera um prejuízo quatro vezes maior do que a corrupção? 

O gasto indiscriminado, o desperdício do dinheiro público, a ineficiência das instituições e a falta de planejamento e controle do governo provocam tantas aberrações no Brasil que o tornam o país dos absurdos. Obras caras, mal planejadas ou inacabadas por conta da má gestão e da corrupção geram bilhões em prejuízos. A Imprensa não divulga ou porque não sabe ou porque nem consegue medir. 

Se há municípios pequenos e pobres em nosso estado com exemplo em determinadas áreas, pode procurar: há um administrador por trás desse processo. Estudamos e nos preparamos para isso. Estamos prontos para colaborar com o desenvolvimento do Brasil.

Em linhas gerais, me envaideço pelo fato de esta gestão do nosso CRA-CE estar contribuindo com a história da Administração no Ceará, mais do que isso, de estar favorecendo o crescimento dos negócios, com a eficiência na gestão pública, com o ensino nas faculdades, e principalmente, em gerar, apesar dos pesares, vagas de trabalho para o profissional de Administração.

Sim, apesar das dificuldades, temos o que comemorar. 

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Downloads

Aqui você encontrará os links para que possa baixar Formulários Diversos. Confira!

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.