facebooktwitterinstagramcraceara

fone

Saiba para quê serve a sua anuidade

 

Por que pagar a anuidade ao CRA-CE? Para que ela serve? Se você é profissional de Adminstração certamente já fez essas perguntas. Vamos adiante.

Lei Nº 4.769, de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador, estabelece critérios mínimos para o exercício de nossa profissão, protegendo não somente a nós, profissionais, mas também à sociedade. Sendo assim, só pode exercê-la o profissional que esteja habilitado com registro no Conselho Regional de Administração, na forma da legislação citada. Do contrário, o profissional exercerá ilegalmente a profissão e, portanto, estará sujeito a penalidades, tais como multa e perda de cargo.

Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA/CE, assim como a pontualidade no pagamento da anuidade, representam atos de consciência profissional. A falta de pagamento do registro e da anuidade tornam ilegal o exercício da profissão e punível o infrator.

O CRA-CE tem a atribuição principal de fiscalizar o exercício profissional. Na história recente do Conselho, chegamos a analisar, somente nos dois primeiros meses deste ano, mais de 1300 editais de licitação, uma média de 30 editais por dia!

A cada edital analisado está nosso empenho em defender a profissão e a nossa busca contínua para inserir o nosso Administrador no mercado de trabalho. Olhamos, analisamos, e, se for entendido que determinada vaga ou serviço é exclusivo do Administrador, como determina a legislação, pedimos a alteração no edital. E assim tem sido feito. Neste ano, foram mais de 50 pedidos de impugnação de editais.

Além de inserir o Administrador no mercado de trabalho e valorizar a profissão, a sociedade é resguardada da má gestão.

Vale destacar a atuação histórica, única de nosso conselho, em valorizar o Administrador que mora e atua no interior do Estado. A criação das unidades seccionais, a nomeação de delegados distribuídos em diversos municípios, é outra forma de defender e difundir a ciência da Administração.

Cada delegado tem uma representação atuante diante das Instituições de Ensino Superior (IES), da sociedade civil organizada, dos comerciantes, empresários e empreendedores das diversas regiões, além de representarem o CRA-CE em eventos realizados por órgãos classistas e dos governos.

Tenho o orgulho imenso em dizer que pela primeira vez na história, o CRA-CE prestigiou de forma clara e digna o professor e as IES, através da comenda IES 100% ADM, que aponta e reconhece as entidades que indicam e mantém um Administrador devidamente registrado nas coordenações dos cursos de gestão.

Também temos nos aproximado imensamente do estudante. Vários eventos em IES prestigiaram os alunos, e demos condições e respeito ao futuro profissional, incluindo benefícios, e uma espécie de pré-registro, por meio da Carteira de Estudante do Administrador.

Além de criar, demos continuidade a eventos que promovem e divulgam a ciência da Administração, como o Fórum de Gestão Pública, já consolidado e realizado na capital e no interior. Além de outros modelos de eventos.

Vale destacar o Fórum de Mulheres da Administração, que teve o reconhecimento de diversas entidades que representam e dignificam a mulher, bem como com a presença de mulheres de destaque nos meios sociais, empresariais e governamentais. Neste sentido, a atuação do CRA Mulher tem dados passos largos e mostrando a competência e a habilidade da mulher administradora, através da vice-presidente do CRA, a professora e Administradora Rita Silveira.

O CRA Itinerante, que tem rodado pela capital e em muitos municípios do Ceará, oferecendo serviços e produtos de forma sistêmica, original, da mesma forma como é realizada na nossa sede, na capital. O itinerante além de oferecer produtos e serviços, é uma forma de difundir a nossa profissão e tem realizado também fiscalizações em prefeituras de forma preventiva.

Em termos de qualificação, uma bandeira que defendemos e levantamos desde o início da nossa gestão, tem espaço garantido. Além de divulgar a Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), que oferece mais de 450 cursos de extensão gratuitos para estudantes e profissionais registrados e adimplentes, neste ano, será oferecido um programa de pós-graduação, por meio de um sorteio de 100 bolsas de estudos.

Enfim, essas são atividades que a sua anuidade garante. É a sua anuidade que promove a profissão, que difunde a ciência da administração e realiza a aproximação entre CRA-CE e sociedade. A anuidade possibilita, portanto, que o CRA-CE defenda a profissão e fiscalize para garantir que os direitos e deveres dos profissionais sejam cumpridos.

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Renovar RCA

Aprenda a renovar o seu RCA através deste tutorial.

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.