facebooktwitterinstagramcraceara

fone

_

_

CRA-CE realiza aula magna da pós-graduação em Planejamento e Gestão das Finanças Públicas em Fortaleza

 

                                                                                                            

                                                                                               

foto estudante

O Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) realizou a aula inaugural do curso de pós-graduação em planejamento e gestão das finanças públicas em Fortaleza, onde 50 bacharéis e tecnólogos em administração foram sorteados para participar do curso.

A iniciativa é uma parceria entre o CRA-CE a Universidade Regional do Cariri (Urca), para a oferta gratuita de 100 bolsas de estudos para administradores em Sobral, Juazeiro do Norte e na capital cearense. A iniciativa do Conselho, que é pioneira entre todos os regionais de administração do país, visa qualificar profissionais para atuar na área pública.

A palestra de abertura foi feita pelo Conselheiro Adjunto do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Davi Matos, que falou sobre a inclusão do administrador em cargos públicos. Durante o evento ele ressaltou que a maior parte dos cursos de administração é voltado para a área empresarial, embora exista mercado de trabalho na máquina pública.

Segundo o conselheiro “ os processos de planejamento orçamentário municipal , como o Plano Pluri Anual (PPA) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na maioria dos casos são elaborados por contadores.   Quem deveria estar à frente disso é o administrador, o profissional qualificado e que que estudou em profundidade como elaborar e executar um planejamento eficiente. No curso de contabilidade, não se estuda planejamento a fundo”.

Ele destaca ainda que a falta de conhecimento de prefeitos sobre a competência para elaborar o orçamento municipal tira as vagas de empregos que seriam para gestores. “ Cursos de especialização como este são importantes para qualificar o administrador para ocupar um nicho de mercado próprio da administração”, finaliza.

O Vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), adm. Carlos Henrique Mendes, participou da aula magna e falou que a decisão de descentralizar o curso em três polos municipais economicamente fortes ( Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte) é uma ação que contribui para a gestão municipal, para reter talentos no município de origem e proporcionar uma prestação de serviço de alto nível.Já Mário Gleick, que é servidor municipal e foi contemplado com a bolsa, tem boas expectativas sobre a especialização para ampliar seus conhecimentos em planejamento no seu atual trabalho. “ Já deu pra notar a capacidade dos professores, agora é esperar o curso começar”, ressalta. Após a aula magna houve entrega da grade curricular do curso, que inicia nesta sexta-feira à noite (11/05).

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Renovar RCA

Aprenda a renovar o seu RCA através deste tutorial.

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.