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CRA-CE dá dicas de saúde para quem vai brincar o Carnaval

carnaval saude

O CRA-CE pensou em colaborar com o seu Carnaval, e elaborou dicas para quem vai curtir o período e só pensa na folia, mas se esquece de cuidados básicos. As altas temperaturas e o gasto de energia podem comprometer a sua saúde.

 

Água
Durante os quatro dias de folia, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. Neste período a perda de líquidos e sais minerais é grande. Portanto, consuma bastante água. Lembre-se de que o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, o álcool tem função diurética. É a água que participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos.

Além de água, você poderá repor a perda de líquidos durante a folia através do consumo de sucos naturais, água de coco e frutas ricas em água.

Alimentação

É fundamental que a alimentação seja leve e balanceada e que o intervalo entre as refeições seja de no máximo 4 horas. O ideal é fazer várias refeições por dia e utilizar com moderação açúcares, doces e gorduras, se alimentando, de preferência de carnes magras, cozidos e grelhados.

Bebidas alcoólicas
O ideal é evitar totalmente as bebidas alcoólicas, mas para quem não vai dirigir e não quer abrir mão de um drink, a dica é moderar na ingestão e não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. E lembre-se: direção e álcool não combinam de jeito nenhum.

Cuidados com os pés
Outro cuidado indispensável durante a folia de Carnaval é com os pés. Pular, sambar e dançar são esforços que nem todas as pessoas estão acostumadas a realizar. E qual seria o sapato ideal para a folia?

Para as mulheres, os melhores tipos de calçado são aqueles com plataforma na parte frontal. Esses sapatos estabilizam o pé e têm um poder de amortecimento melhor do que das sandálias com salto alto comum. As plataformas evitam o surgimento de lesões como calosidades ou bolhas. A diferença de altura entre a parte da frente e de trás do sapato não deve exceder 4 centímetros.
Os sapatos rasteiros cansam mais a panturrilha e causam mais lesões no tendão de Aquiles (tendinites).
Já nos casos dos tênis, que servem tanto para homens quanto mulheres, não há problema, pois este modelo já vem com sistema de amortecimento ideal para quem quer aproveitar a folia.
Uma dica para evitar as tensões é fazer alongamentos antes das festas para preparar os tendões e partes dos pés.

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