facebooktwitterinstagramcraceara

fone

_

_

CRA-CE Inicia o Ano com Prestação de Contas Aprovadas

balanço

O Conselho Regional de Administração do Ceará  (CRA-CE) inicia o ano  com a prestação de contas aprovada por unanimidade e sem ressalvas pelo Conselho Federal de Administração

A Câmara de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração (CFA) pronunciou-se oficialmente quanto à legalidade da prestação de contas, referente ao ano de 2016 do CRA-CE.  O documento contém toda a  movimentação orçamentária e financeira praticadas no período.

 De acordo com o superintendente Rafael Herbster Martins,as informações estão disponíveis  no Portal da Transparência,  conforme as diretrizes  adotadas pela  atual gestão.  O superintende afirmou que  a aprovação das contas de 2016, assim como as do ano anterior, representam a  lisura nas ações realizadas pelo CRA-CE.  

Em 2017 o Conselho de Administração do Ceará atuou em cinco eixos de trabalho: aprimorar a fiscalização; aquecer o mercado de trabalho; buscar a valorização da profissão;  qualificar profissionais e estudantes e  interiorizar as ações para todo o Estado.

No período, o  setor de fiscalização realizou 24 impugnações de concursos públicos e editais de licitação.  Seleções  importantes,  como o concurso  do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), foram contestados  por  ofertar cargos  de gestão sem a exigência de um profissional habilitado. 

O ano passado também marcou o avanço  do regional na quantidade  de empresas registradas.  Atualmente, o CRA-CE é o  4° conselho no ranking nacional  de registros de  pessoas jurídicas, atrás de estados como o Espirito Santo,  Goiás e o Distrito Federal. A colocação representa mais de 3.400 empregos diretos para administradores. O CRA-CE   é também o  12° conselho com maior número  de profissionais  registrados.

A inclusão do administrador no Cadastro de Peritos do Tribunal de Justiça do  Estado do Ceará (TJCE)  assegurou novas oportunidades de trabalho e carreira para  a bacharéis. A certificação IES 100%ADM foi outra ação desenvolvida para avaliar o trabalho de gestores à frente dos cursos administração.

 O  CRA-CE também desenvolveu um amplo trabalho de conscientização para que a categoria vote a favor do  Projeto de Lei do Senado (PLS) 439/2015, que estipula a exclusividade dos cargos de gestão para administradores.

A formação e  qualificação profissional foi ampliada:  3°  Fórum de Gestão Pública foi ocorreu  em Fortaleza  e também na região do Cariri, em  Juazeiro do Norte.  As práticas de ensino foram debatidas no 2° Fórum de Gestão de Instituições de Ensino Superior (Fórum IES),  que reuniu  o corpo docente de várias universidades e faculdades de administração no Estado. Em dezembro também foi lançado o Programa Administradores Mentores, realizada pela comissão de Empreendedorismo e Inovação.

 O Programa de Desenvolvimento de Profissionais e Estudantes de Administração (Prodepa) também expandiu suas ações  e aconteceu   nos municípios de   Crateús, Crato, Sobral, além da capital.  O Prodepa visa à qualificação de profissionais e estudantes.

Projeto CRA Itinerante, fruto da política de interiorização do Conselho,  percorreu  todas as regiões do Ceará para ofertar os serviços realizados  na sede, além  de promover a valorização da profissão.  O projeto conta com  uma van totalmente adaptada para atender o público.

Neste ano, o Conselho de Administração do Ceará reafirma seu compromisso perante a sociedade, empresários, administradores e estudantes para continuar  sua luta em  defesa da reserva legal de mercado e qualificação da categoria.

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Renovar RCA

Aprenda a renovar o seu RCA através deste tutorial.

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.